A publicidade em geral...

07/02/2015 23:21

Já fazia um tempinho que eu queria transpor em um texto as minhas reflexões acerca da questão da publicidade, em especial a publicidade infantil. Coincidentemente, depois de fazer o bebê dormir, sentei para escrever e, passando na TvEscola, novamente o ótimo documentário nacional "Muito Além do Peso"...quem não viu, tem que ver, principalmente se vc é mãe ou pai, com TOC ou sem TOC...

Acontece que precisei dar uma atenção especial à alimentação da minha filha mais velha no ano passado, uma luz de "alerta vermelho" acendeu assim que peguei os resultados dos exames dela...me senti a mãe mais relapsa do mundo, chorei e me descabelei...quem tem TOC é perfeccionista ao extremo e detesta errar, o que eu estava fazendo de errado? ???? Sim, pq a responsabilidade pela alimentação dela recaía exclusivamente sobre os meus ombros!!! Sim, tinha tudo a ver com a alimentação...

Os hábitos aqui de casa mudaram radicalmente (com o auxílio da nutricionista fofa que entrou na família!), todos entraram na dança, hj eu leio mesmo os rótulos e digo NÃO para certos alimentos, tive uma conversa com os familiares, me chateei bastante, foi um período difícil de adaptação! 

Mas o que isso tem a ver com a publicidade infantil? Ora, tudo!!! E o documentário que eu citei coloca isso (e mais um tanto) de uma maneira tão clara: personagens estampados em guloseimas, brinquedos + fast food, o poder hipnótico dos comerciais de Tv (e não é preciso ficar muitas horas em frente à bendita não, o bombardeio é constante e sistemático!) Me senti esbofeteada por tantas verdades, contei chorando ao meu marido tudo o que aprendi ali, naquele momento compreendemos de verdade que teríamos mais "nãos" para dizer à nossa filha (explicando tintim por tintim o porquê, quantas vezes fosse possível) e, pior, aos nossos parentes também! 

Enquanto são pequenos, a questão da alimentação é muito mais fácil,  vc decide (com roupa também é assim!), quando a personalidade começa a aparecer aí o bicho pega minha amiga!!!! Aí vem os "mas eu quero", "não queros e não gosto disso/daquilo" e nada do que vc leu ou lerá te prepara para o que vem depois! Vc vai ter que ter controle da situação.  Parece um daqueles momentos em que a palavra "controle" soa como algo ditatorial...Já temos que dizer não aos brinquedos que eles pedem a toda hora, agora ao que sentem vontade de comer tb? Pois é...

Por essas e por outras, não foi nenhuma surpresa saber que, enquanto tema da redação do ENEM, a publicidade infantil "quebrou a perna" de muito estudante! A maioria deles ainda é filho e não consegue enxergar tudo isso que narrei aqui, bom, falo por mim...eu só aprendi agora!